terça-feira, 17 de agosto de 2010

PEQUENAS ATITUDES TRAZEM GRANDES RESULTADOS:


Prefeito autoriza mensagem “ANGICOS SEM DROGAS” nos contracheques dos funcionários


O Movimento Popular Angicos Sem Drogas vem a cada dia contagiando e sensibilizando o coração da população angicana de um modo geral. De pessoas simples a grandes autoridades. A partir deste mês o município ganha mais um detalhe de caráter prático na luta de conscientização e prevenção ao combate contra o uso indevido de drogas.

Além da aprovação do projeto de lei que institui o dia 25 de junho com o Dia Municipal de Conscientização e Prevenção Contra o Uso Indevido das Drogas, e do “Programa Angicos Sem Drogas” que vai ao ar na Rádio Comunitária Cabugi Central todas as segundas-feiras às 11 horas da manhã, agora, uma pequena iniciativa do prefeito Clemenceau Alves fortaleceu mais ainda o combate de enfrentamento ao uso de drogas em nossa cidade. O prefeito autorizou colocar nos contracheques do funcionalismo público municipal a mensagem “ANGICOS SEM DROGAS”.

A prática de mensagens nos contracheques não é de agora. Geralmente os contracheques trazem uma mensagem de parabéns aos aniversariantes do mês, ou uma mensagem de alerta sobre determinados temas como saúde, educação, tributação e outros. Assim, a intenção dessa simples medida, mas de fundamental importância, é criar um ambiente desfavorável ao tráfico e consumo de drogas junto às famílias.

O Movimento Popular Angicos Sem Drogas parabenizar o prefeito por essa iniciativa. Acreditamos que uma medida simples como essa pode fazer e muito a diferença no combate a esse mal. Confiamos também que outros municípios da Região Central, em que infelizmente a comercialização de drogas tem se tornado algo comum, e droga como Crak vem tomando conta do dia-a-dia da nossa juventude, possam adotar estratégias de prevenção ao uso de drogas. Cremos que pequenas ações trazem grandes benéficos para o ser humano. Entre nesta lutar e faça sua parte! Vida Sim, Drogas Não!

João Maria Martins Bezerra
Pastor/Pedagogo

domingo, 15 de agosto de 2010

POLÍCIA: CREDIBILIDADE É TUDO!

A constituição afirma no art. 144, que “a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”, ela deixa clara que o Estado tem o dever de garantir a segurança do cidadão e de seus bens. Se não temos segurança deduzo que o Estado está falhando, e se o Estado esta falhando, conseqüentemente a polícia esta falhando. E se a polícia esta falhando ela não tem condições de manter a ordem pública e deixar as pessoas a salvo da violência. A pequena cidade de Angicos é uma prova da falha do sistema de segurança pública; arrombamentos, assaltos, tráfico de drogas, tentativas de assassinatos, violência, brigas, poluição sonora etc. No desespero e na busca de soluções, surgem às audiências públicas. E nesse dia 11 de agosto aconteceu mais uma na Câmara Municipal de Angicos. Porém, com algumas delicadas observações.

Bom, o Município de Angicos já tem do que se orgulhar, talvez seja o único município do Rio Grande do Norte, e quem sabe até do Brasil, que no decorrer de um ano e poucos meses já realizou três audiências públicas para tratar de um plano de segurança municipal. Com um particular, três comandantes diferentes, Cap. Carvalho, Cap. Keginaldo, e agora, Cap. Marcones Fernandes. E por enquanto nada! Todas essas audiências foram marcadas por propostas de aquisições para o aparelhamento e melhoramento no efetivo policial da 2ª Companhia de Policial em Angicos visando o aperfeiçoamento do trabalho policial e uma assistência de qualidade ao cidadão. Nesta última, dia 11 de agosto, surgiu uma proposta no mínimo inusitada, coisa de 007. Um CENTRO DE MONITORAMENTO por meios de câmeras de vídeos instalados nos comércios e principais avenidas de nossa cidade. Onde os cidadãos e “possíveis marginais” seriam observados por polícias capacitados pra fazer esse monitoramento. 

Porém, outra coisa que chamou atenção na audiência foi quando o cap. Marcones deu-nos a entender que a polícia tinha que consertar o fracasso da família e da escola. A pergunta é: Como? Pois de cada dez (10) policiais, no mínimo oito (8) são despreparados pra lidar com o cidadão comum, e principalmente com o ser “criminoso”. Seria o leproso tratando de leprosos? Assim, não ficaremos curados nunca dessa chaga! Até certo ponto o comentário do capitão faz sentido, realmente problema da marginalidade ou do bandidismo passar pela educação na família, na escola e sociedade. Mas a polícia nunca foi, e nunca será a solução para o problema de insegurança pública ou da marginalidade. Se a polícia até este exato momento não é capaz de se regenerar ou se auto-socializar como indivíduo e sujeito de confiança e credibilidade, como ela pode ser referencial seja de ética ou moral pras famílias e jovens da sociedade? Pelo contrário, o que temos assistido nos meios de comunicação é a corrupção, a violência, a injustiça e o despreparo total desse órgão no Brasil, também acrescento, aqui em Angicos. 

É preciso resgatar a credibilidade do sistema de segurança pública e principalmente da própria instituição policial. Essa negligência não é apenas privilégio da segurança pública, o Estado também tem falhado em outras áreas como educação, saúde e habitação. Espera-se que o Estado possa investir mais na educação e nas famílias, pra que muitos policiais não sejam tão despreparados! Quanto a Central de Atendimento e urgência (monitoramento por vídeos), eu não me preocupo em está sendo observado, mas me preocupo em que tipo de policial esta me observando!
Por João Maria Martins Bezerra
Pastor e Pedagogo.
Fonte: http://www.angicosemfoco.blogspot.com/

Movimento Popular Angicos sem Drogas, foi convidado pela Secretaria de Saúde de Fernando Pedroza, com o objetivo de conhecer melhor como esta sendo o trabalho do Movimento em Angicos.


Nesta sexta-feira, o Movimento Popular Angicos Sem Drogas esteve pela manha no Municipio de Fernando Pedroza, a convite da Secretaria de Saúde Adalgiza Patrícia Bernardo Salviano de Macêdo, para uma conversa a respeito do Movimento Popular Angicos sem Drogas bem como o trabalho desenvolvido pelo mesmo no municipio de Angicos, na oportunidade a Secretaria foi presenteada com um CD do Movimento contendo vídeo da caminhada do dia 25 de junho e fotos das ações do Movimento.

A Secretaria gostou da Iniciativa popular ocorrida em Angicos e solicitou do Movimento a devida Ajuda para que se desperte na sociedade de Fernando Pedroza o interesse na criação de um movimento da mesma natureza.

Em Seguida, os representantes do Movimento se dirigirão para uma reunião com uma equipe que esta coordenando um projeto de educação e saúde nas escolas, onde na oportunidade o movimento se Apresentou, contou um pouco da historia do movimento, como se iniciou e suas conquistas ate o momento, em seguida expôs o vídeo e fotos das ações do Movimento Popular a Favor da Vida de Angicos e discutirão como o Movimento Popular poderia contribuir com as ações a serem desenvolvidas tanto nas escola e comunidade em geral.

Em breve haverá uma reunião da Secretaria Adalgiza Patrícia com demais instancia municipais para apresentar a iniciativa popular de Angicos e discutir sua implantação no municipio de Fernando Pedroza.

Projeto de Lei, que Institui o dia 25 de Junho como o dia Municipal de Combate ao uso Indevido de Drogas é Aprovado na Câmara Municipal de Angicos por unanimidade.


Neta sexta-feira dia 13 de Agosto de 2010, foi a votação o Projeto de lei que Institui o dia Municipal de Combate ao uso Indevido de Drogas a ser comemorado no  dia 25 de junho e que foi aprovado por unanimidade, agora o projeto segue para sanção do Prefeito Municipal de Angicos Clemenceau Alves e que será sancionado o mais rápido possível tendo em vista a sensibilidade e  o compromisso do Prefeito para com a sociedade em geral com relação ao uso indevido de drogas e que é um grande problema social enfrentado por vários municípios.   

Propositor do Projeto de Lei, que institui o dia 25 de Junho como o dia Municipal de Combate ao uso Indevido de Drogas, Vai ao Programa de Radio do Movimento representando todos os vereadores para falar sobre o Projeto de Lei.


Na ultima Segunda-feira Esteve no Programa de Radio do Movimento Popular Angicos Sem Drogas na FM Cabugi Central 104,9  das 11:00 as 11:15h, o Vereador Francisco Batista Filho Propositor do Projeto de lei que institui o dia 25 de Junho como o dia Municipal de Combate ao uso Indevido de Drogas como data a ser comemorada por toda a sociedade Angicana.

O Vereador foi bastante objetivo, falou que o que o motivou a criar o projeto foi ter visto pela primeira vez toda a sociedade mobilizada em nome de uma sociedade mais limpa e livre do mal que tanto destrói as estruturas familiares e corrompe a dignidade humana.

Aproveitou para ressaltar o apoio incondicional de todos os vereadores e o esforço tremendo para que o projeto fosse a  votação o mais Rápido possível, lembrou ainda que com certeza o Prefeito Municipal estará sancionando o projeto o mais rápido possível.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Unidades Publicas de Tratamento da Dependência do Álcool e Outras Drogas do Rio Grande do Norte

Aos que estiverem passando pro problemas com algum familiar vitima do Álcool ou de outras drogas. Estivemos pesquisando e encontramos varias clinicas publicas que tratam tanto o dependente do Álcool quanto a dependência química de outras drogas de forma gratuitas na rede publica de Saúde do Estado

Clínica:
Unidade de Tratamento de Álcool e Outras Drogas
Endereço:
Av. Nilo Peçanha, 620 - 1º subsolo
Bairro:
Petrópolis
Telefone:
(84) 3202-3719 / 9985-6691
Fax:
(84) 3202-3941
E-mail:

Site:

Responsável:

Cep:
59012-300
Tipo:
Pública
Cidade:
Natal
UF:
RN
---------------------------------------------------------------------------------------

Clínica:
Hospital Dr. João Machado
Endereço:
Av. Alexandrino de Alencar, 1700
Bairro:
Tirol
Telefone:
(84) 3232-7384
Fax:
(84) 3232-7344
E-mail:

Site:

Responsável:

Cep:
59015-350
Tipo:
Pública
Cidade:
Natal
UF:
RN

 -------------------------------------------------------------------------------------
Clínica:
CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial
Endereço:
Rua Murilo de Melo, 1924
Bairro:
Lagoa Nova
Telefone:
(84) 3232-8460 / 3232-8300
Fax:

E-mail:

Site:

Responsável:

Cep:
59054-510
Tipo:
Pública
Cidade:
Natal
UF:
RN
 ---------------------------------------------------------------------------------

Clínica:
CAPSAD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
Endereço:
Rua Monsenhor Severiano, 443
Bairro:
Petrópolis
Telefone:
(84) 3232-8565 / 3232-8010
Fax:

E-mail:

Site:

Responsável:

Cep:
59020-080
Tipo:
Pública
Cidade:
Natal
UF:
RN
 ---------------------------------------------------------------------------------

Clínica:
CAPSAD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
Endereço:
Av. Paulistana, 2109
Bairro:
Panatis
Telefone:
(84) 3232-8233 / 3232-8232
Fax:

E-mail:

Site:

Responsável:

Cep:
59108-120
Tipo:
Pública
Cidade:
Natal
UF:
RN

 Fonte: http://www.clinicasderecuperacao.com.br